Público feminino ganha destaque com EPI’s e roupas exclusivas
A taxa de participação feminina no mercado de trabalho cresceu de 34,8% em 1990 para 52,2% em 2023 no Brasil. A maior participação aliada à preocupação das empresas com esse público fez com que as empresas trouxessem EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e roupas exclusivas para atender às mulheres.
A JGB, ajudando a destacar a campanha pela prevenção ao câncer de mama, pintou seu estande de rosa. A empresa possui luvas e vestimentas com modelagens adaptadas às mulheres, proporcionando mais conforto e aumentando a proteção e a autoestima de quem as veste. Além disso, também possui vestimentas para as gestantes e peças que atendem às pessoas com deficiência.
“Antes, não havia essa preocupação do mercado, de atender e se adequar ao que o usuário precisa. Fazemos parte desse processo há mais de cinco anos, oferecendo a proteção adequada para todos, já que uma peça com sobra de tecido pode ser prejudicial. Já existem normas técnicas que separam os EPIs masculinos e femininos e é uma tendência que elas sejam separadas desde a concessão”, disse José Geraldo Brasil, CEO da JGB.
A Pantaneiro Capas também possui conjuntos de chuva, jaquetas de frio, botas impermeáveis e corta vento para as mulheres. “A modelagem é mais ajustada. Elas são as que mais consomem, estão em evidência, então é uma tendência do mercado”, declara Rafaela Guerra, diretora comercial da empresa.
Os calçados também receberam atenção especial, A Bracol lançou a linha “Ella”, em um projeto inovador de matrizarias específicas considerando as diferenças anatômicas do pé feminino para garantir conforto, segurança e estilo. O solado resistente a óleo combustível, escorregamento em piso cerâmico e metálico, além de absorção de impacto na região do calcanhar, são os destaques da linha.
“É uma obrigação nossa, até pela participação delas no mercado. O pé feminino exige um formato diferenciado, respeitando as diferenças que ele possui, tanto em altura como largura, do pé masculino. Tivemos um cuidado muito grande com a forma, que é a alma do calçado, oferecendo um produto mais leve”, afirma Fernando Oliveira, gerente de marketing.
Por fim, a Conforto também possui calçados de couro com a sola projetada ao público feminino: calcanhar mais fino e metatarso mais largo. “Ela é projetada para a anatomia feminina. Nossa linha feminina dá visibilidade, conforto e aumenta a autoestima. O salto ainda é associado a riscos, mas mostramos que é possível utilizá-lo de forma segura”, diz Rochele Veit, gerente de controladoria e marketing.
Tecnologia se torna aliada para aumentar a proteção
Libus, ID Safety e Universo Mob são três empresas que exemplificam como a tecnologia é uma ferramenta poderosa para elevar a proteção das pessoas e, consequentemente, das empresas. Seus estandes apresentaram novidades durante a Fisp 2024 que maximizam a eficiência de suas soluções com ferramentas implementadas que eram impensáveis até pouco tempo atrás.
A Válvula inteligente Narvalo Active Shield maximiza o conforto respiratório do usuário através de um respirador adaptativo para reduzir a umidade e extrair o CO2, sendo ainda uma máscara que protege contra as nanopartículas. “Todos usaram máscara na pandemia e a maior dificuldade era justamente essa. O aumento do gás carbônico é prejudicial para nós e carrega problemas como a fadiga”, explica Nicolás Bucher, diretor de marketing da Libus, responsável pelo produto.
O item possui sensores que revelam dados sobre o desenho respiratório e, através de um aplicativo dedicado, podem se comunicar com outros aparelhos.”É uma válvula inteligente para a respiração segura, que ajuda até a manter a temperatura interna menor. É a redução do esforço físico aliada com o aumento da produtividade”, completa Bucher.
A ID Safety trouxe o novo Óculos de Segurança Graduado ID 106, que combina proteção, conforto, design inovador e lentes personalizadas para cada usuário, além de cinco novos modelos de sua linha de Segurança Convencional. A empresa também vai apresentar uma tecnologia exclusiva antiembaçante ID Fog, que proporciona máxima visibilidade em qualquer condição de trabalho.
“Temos a ID Pró, uma ferramenta que permite atender todos os pedidos de forma remota para atender quem usa óculos de grau, apenas enviando uma selfie e a receita”, declara Gustavo Prado, gerente de marketing da companhia.
Já a Universo Mob expôs suas soluções para serem testadas durante a Fisp. A empresa possui a Mob Controle, que já está há mais de 10 anos no mercado e monitora toda a entrega de EPI; o Mob Inspeção, que faz o checklist de todos os itens para o trabalho e obriga que todos colaboradores façam a inspeção do equipamento antes do uso. Ambas funcionam com reconhecimento facial offline, permitindo o acesso a qualquer um mesmo sem internet.
Por fim, também possui o Mob Conduta, que monitora as atividades e os riscos das pessoas. “Conseguimos ver quem está com a cor incorreta ou sem capacete, quem não deveria estar ali e gerar alertas de risco para que essas ações não aconteçam mais. Nossas soluções conseguem provar, de maneira real, sua efetividade para que todos entendam o quanto ganham ao investir em segurança”, diz Marcelo Spínola, gerente de tecnologia da Bunzl, braço de tecnologia da Universo Mob.
SafetyTec escolhe a Fisp para a premiação da 6ª edição do Selo ConsultaCA
A SafetyTec é a primeira startup dedicada exclusivamente ao mercado de saúde e segurança do trabalho do Brasil. Com 11 anos de existência, a empresa possui o portal ConsultaCA, uma plataforma que funciona como banco de dados e informações sobre equipamento de proteção e segurança do Brasil e da América Latina.
“Nossa proposta fez com que tivéssemos um alcance muito grande e atraísse a atenção de players de fabricação, importação e distribuição de EPI’s, que hoje são nossos parceiros. Eles utilizam a nossa plataforma com diversas finalidades, como publicidade e fazer conexão com o público-alvo deles”, afirma Thiago Avelino, CEO e fundador da SafetyTec.
O Selo Portal ConsultaCA foi projetado para premiar e reconhecer aquele fabricante, do mercado de saúde e segurança do trabalho, que tem o compromisso de orientar e de oferecer produtos de qualidade para o seu cliente. “Os fabricantes entenderam que não se trata somente de fornecer produtos. Esse mercado exige consultoria, orientação e serviços. Uma vez que todo grande comprador ou todo bom comprador precisa de fornecedores confiáveis. Então, observa-se que os fabricantes estão buscando informação estratégica para estratégia de mercado”, completa Avelino.
O que os premiados têm a dizer
Para esta edição, 43 empresas foram premiadas com o Selo. A SafetyTec separou um espaço especial em seu estande para receber e premiar os vencedores. Dentre as empresas escolhidas, a MG Cintos destaca a importância de receber o selo.
“Este é o segundo ano consecutivo que nós conquistamos o selo da ConsultaCA. Isso é importante, porque demonstra que o nosso trabalho interno de comunicação com os clientes está surtindo efeito. Então, acaba que o portal do Consulta CA nos conecta e permite um suporte para os clientes que têm alguma dúvida”, explica Tayer Taylor, assistente de marketing da MG Cintos.
Para Yasmin Botelho, responsável pelo Marketing da JGB, empresa com mais de 30 anos de expertise na fabricação de equipamentos de proteção individual, receber o selo é um passo importante para eles. “Foi a primeira vez que a JGB recebeu este selo. Foi muito gratificante para nós. Hoje o Consulta CA é uma plataforma extremamente importante no nosso segmento. E receber esse selo é um reconhecimento do trabalho que a gente vem fazendo dentro da plataforma.”
IBTeC reúne na Fisp 50 empresas de calçados que serão doados para a indústria de segurança e proteção
O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e a Marluvas Equipamentos Profissionais “acionaram os botões” de funcionamento da quarta edição do projeto Fábrica Modelo de Segurança dentro da Fisp 2024. Em um espaço de 700 metros quadrados, em parceria com outras 50 empresas (fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de insumos e componentes e de sistemas de controle de produção),serão produzidos 600 pares de calçados, em quatro modelos diferentes. São eles:
– Calçado ocupacional com solado de PU bidensidade, com cabedal de knit em poliéster, leve e respirável. Com palmilha higiênica 50% reciclada de plástico de garrafa PET;
– Calçado ocupacional com solado de PUC bidensidade, com cabedal de knit resistente ao corte. Também produzido com palmilha higiênica 50% reciclada a partir de garrafas PET;
– Calçado de segurança PU bidensidade, com diversos atributos sustentáveis e tecnológicos em sua composição – contrafortes ecológicos, com fibras recicladas e fibras naturais, forração em não tecido para gáspea e suador e palmilha de montagem dubladas feitas a partir de fibras de garrafa PET, palmilha higiênica com parte da composição a partir de plástico de garrafas PET;
– Calçado de segurança em PU bidensidade, com cabedal em microfibras e aplicação de TPU por processo de alta frequência. Tem ainda palmilha higiênica em PU poliéster, proporcionando conforto e máxima segurança.
Os beneficiários das doações destes calçados serão definidos após o evento.
“A idealização desta fábrica modelo só foi possível graças ao governo do Rio Grande do Sul, que cobriu os custos para que as empresas gaúchas pudessem comparecer e trazer seus equipamentos e expertise para o evento. As empresas de máquinas são todas do Rio Grande do Sul, então, elas puderam vir por causa desse subsídio”, comenta Valdir Soldi, presidente executivo do IBTeC.
“A Fiera Milano tem o prazer de receber e recepcionar a fábrica da IBTeC aqui. Nosso objetivo é estimular a indústria, por isso, fazemos essa parceria pensando sempre nos projetos futuros, inovação e tecnologia. Tudo isso é o que move a Fiera Milano! Fazer com que a geração de negócios venha a partir daqui, mas sempre apoiando a indústria e o instituto que é super importante para o nosso setor”, declara Regina Silva, diretora de portfólio e vendas internacionais da Fiera Milano Brasil.
Marcelo Arruda, presidente da Marluvas, agradeceu à Fiera Milano por investir e manter esta parceria de sucesso. “O trabalho da organização em manter essa tríplice parceria é muito importante, pois o trabalho realizado aqui engrandece o setor.”
“Segurança do trabalho se aprende em ambiente escolar”, diz procuradora do MPT
Nesta quarta (23), abrindo a programação do Congresso ABNT/ CB-32, do Comitê Brasileiro do Equipamento de Proteção Individual, que ocorreu no Auditório de Tecnologia e Inovação durante a programação da 24ª edição da Fisp, Cirlene Luiza Zimmermann, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), apresentou a palestra “Segurança e Saúde nas Escolas”.
A exposição teve o intuito de demonstrar como é possível e importante se desenvolver uma mentalidade de segurança do trabalho ainda na infância. “Segurança do trabalho se aprende em ambiente escolar”, diz ela.
Por meio de gráficos, Zimmermann expôs como a maior parte dos acidentes de trabalho acontece com profissionais entre 18 e 25 anos de idade, ou seja, ainda no início do seu ciclo produtivo. Mas se esse profissional chegar ao mercado já com uma consciência de proteção, esses números podem cair.
Durante a apresentação, Zimmermann recebeu a participação de Orlandino dos Santos, de Duque de Caxias, que, em 1974, foi o primeiro fiscal de segurança do trabalho do Brasil e, mais de 30 anos depois, idealizou a lei 12.645, de 18 de maio de 2012, que instituiu a data de 10 de outubro como Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas. “Meu sonho é que o Brasil se torne referência em prevenção de acidentes e segurança do trabalho”, disse Orlandino.
Rodada de Negócios realiza 130 reuniões no segundo dia
O segundo dia da rodada de negócios na Fisp rendeu cerca de 130 reuniões com mais de 10 clientes. Esta é a segunda experiência do chileno Patrick Akter, da empresa Kuppel, na feira, à qual ele já tinha vindo em 2018. “Está sendo importante pois, além de calçados, encontrei diversos produtos de altíssima qualidade, como luvas e óculos de proteção”, diz Akter, que disse estar estudando fechar negócio com quatro expositores da feira.
Quem também está aproveitando a oportunidade para ampliar o portfólio de produtos é o peruano Mariano Bellido, da empresa Professional Shoes, que ficou impressionado com as inovações dos expositores brasileiros, como as luvas para chefs de cozinha. “Isso é perfeito, pois grande parte dos nossos clientes é composta por restaurantes”, comemora Bellido. Em sua primeira visita ao Brasil, ele diz já ser presença garantida na próxima edição do evento.
Palestra desmistifica o uso de IA em segurança do trabalho
Dando continuidade à programação do 25º Cobrasemt (Congresso Brasileiro de Segurança e Medicina no Trabalho), Eduardo Ferro, diretor da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), fez palestra sobre “A revolução da Inteligência Artificial na área de SST – Uma Realidade Positiva”, na qual fugiu do alarmismo e traçou um panorama otimista do uso de IA na segurança do trabalho.
O palestrante abriu comentando como a Inteligência Artificial é retratada no cinema de Hollywood, citando filmes de ficção científica cuja premissa é de que a ferramenta acabaria com o mundo, enquanto, ao seu ver, a realidade é muito mais condizente com o desenho Os Jetsons, “onde a IA era usada para que os personagens pudessem aproveitar mais momentos em família”, comentou ele. Em vez de máquinas que irão dominar o mundo, o painelista explicou como a Inteligência Artificial pode não só substituir a mão de obra humana em funções consideradas de risco, como também fazer cálculos que previnem acidentes. “A gente tem sistemas super complexos, mas precisamos de ferramentas que nos ajudem a mapear, a transformar esses dados em informação”, acrescentou o palestrante.
Ilustrando como a resistência a novas tecnologias sempre acompanhou as principais inovações da humanidade, foi projetada no telão uma manchete de jornal com a notícia de um protesto nos EUA que reuniu 6 mil professores contra o uso da calculadora, em 1986. Para encerrar, foi citada a seguinte frase do biólogo norte-americano Edward Osborne Wilson: “O verdadeiro problema da humanidade é o seguinte: temos emoções paleolíticas, instituições medievais e tecnologia divina.
Serviço:
FISP – 24ª Feira Internacional de Segurança e Proteção | Fire Show – 15ª International Fire Fair
Data: 22 a 24 de outubro
Horário: das 13h às 21h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Fotos neste link
Mais informações Fisp | Fire Show
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, FISP, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Tubotech, wire Brasil, Fruit Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil, TranspoQuip e ExpoParking em parceria com a BMComm. Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação – Fiera Milano Brasil
Myrian Vallone | Teresa Silva
e-mail: fieramilano@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 9404 | (11) 99228-7836