Palestras ABIEX / ABNT – CB 24

Abiex     

03, 04 e 05 de Outubro de 2018

São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – SP / Brasil – Rod. dos Imigrantes, Km 1,5, São Paulo – SP

Vagas limitadas, não há inscrições prévias, por ordem de chegada.

03 DE OUTUBRO – Quarta-Feira
HORÁRIO TEMA
14h00 às 14h30
Tema: Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio – CB 24
Palestrante: José Carlos Tomina – Possui graduação em Obras hidráulicas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1979), graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985) e mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (1995). Atualmente é Superintendente do CB 24-Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio da ABNT.   Ex-pesquisador do IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Instalações Prediais de segurança contra incêndio.
14h30 às 15h15
Tema: CB-24 – Sistema de combate a incêndio por espuma NBR 12615 e liquido gerador de espuma de baixa expansão para combate a incêndio em combustíveis líquidos ABNT 15511

Palestrante: Mauricio Feres – Engenheiro, Diretor do laboratório de ensaios FIREMETRIA. Máster da ABNT Certificadora para certificação de produtos e avaliação de laboratórios de ensaio com escopo não acreditado.

Coordenador da Comissão de Estudo de Líquido gerador de espuma (LGE) para extinção de incêndio da ABNT / CB-24.

15h15 às 16h00
Tema: CB-24 – Conjunto de Mangueira semirrígida e acessórios para combate a incêndio – conforme NBR 16642
Palestrante: Humberto Brotto Lopes – Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Paulista. Especialização em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com mais de 25 anos de experiência nas áreas de produção e qualidade.
Atualmente é responsável pela coordenação das áreas de Produção e Qualidade da empresa Bucka – fabricante de equipamentos de combate a incêndio.
16h00 às 16h45
Tema: Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio – NBR 12693
Palestrante: Hector Almirón – Secretário Executivo da ABIEX – Coordenador na Comissão de Estudo do CB-24. Atuou em diversas empresas fabricantes de extintores, pó para extinção de incêndio, manutenção de extintores de incêndio, certificação de empresa de manutenção na Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
16h45 às 17h30
Tema: Situação atual e tendência da normalização para detecção e alarme de Incêndio – NBR 17240/2010
Palestrante: Ademir Santos – Engenheiro formado em Eng. Elétrica pela Poli-UPS, pós-graduação em Marketing pela FGV. Experiência de 20 anos em empresas de projeto e fabricantes de equipamentos de detecção e alarme de incêndio. Atualmente coordenando a Comissão de estudos de detecção do CB-024 da ABNT.
17h30 às 18h15
Tema: Avanços da normalização brasileira no tema de proteção passiva
Palestrante: Antonio Fernando Berto – Engenheiro Civil pela EESC/USP; mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP. Pesquisador e chefe do Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões – LSFEx do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. Coordenador de inúmeros trabalhos de pesquisa na área de segurança contra incêndio, envolvendo a pesquisa de cerca de 200 grandes incêndios no Brasil e diversos trabalhos de pesquisa e inovação na área de proteção contra incêndio. Docente no curso de Mestrado Profissional do IPT na disciplina Segurança Contra Incêndio no Ambiente Construído. Coordenador das Comissões de Estudos de Reação ao Fogo dos Materiais e de Vedações Corta-fogo do CB 24 (Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio) da ABNT.
18h15 às 19h00
Tema: Leis, normas e as revisões das NBR’s 14276, 14608 e 15216 e seus reflexos sobre a proteção contra incêndios
Palestrante: João Carlos de Carvalho Camargo Junior – Engenheiro Civil com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e cursos de especialização na área de proteção contra incêndio. Professor de pós-graduação nas cadeiras de Gerencia de Risco, Segurança contra Incêndio, Administração e Liderança. Secretário da Comissão de Estudos de Planos e Equipes de Emergência contra Incêndio do CB 24. Piloto Civil.
04 DE OUTUBRO – Quinta-Feira
HORÁRIO TEMA
14h00 às 15h00
Tema: Certificação – Extintores Portáteis conforme NBR ABNT 15808
Palestrante: Vladson Athayde – Atuando na UL do Brasil, é responsável pela Área Comercial e Desenvolvimento de Mercado para a Área de Proteção e Combate à Incêndio e Equipamentos Proteção Individual na América Latina. Possui mais de 15 anos em experiência no Segmento de Certificação de Produtos, oferecendo acesso ao Mercado a diversos países, principalmente na América Latina e Estados Unidos da América.
15h00 às 16h00
Tema: Certificação – Mangueira de Incêndio
Palestrante: Sergio Pacheco – Engenheiro de produção e gerente de certificação da ABNT, responsável técnico da ABNT Certificadora junto ao CREA-RJ, executivo sênior da ABNT junto ao Inmetro, responsável junto a este Órgão por cerca de 100 escopos de acreditação. Auditor Líder em certificação de produtos e sistemas desde 1994.
16h00 às 17h00
Tema: Certificação – Extintores sobre Rodas
Palestrante: Ricardo Augusto – Engenheiro Mecânico – Gerente de Negócios – Certificação de Produtos Industriais na BRTUV Avaliação da Qualidade – Auditor de extintores de incêndio, indicadores de pressão e mangueira de incêndio.
17h00 às 18h00
Tema: Certificação de Produtos de SCI no Brasil
Palestrante: Marcelo Alexandre Cicerelli – Major do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo Trabalha no Corpo de Bombeiros da PMESP desde 1994.
De 1994 a 2008 comandou Postos de Bombeiros e exerceu diversas atividades operacionais e de instrução na instituição. De 2009 até 2016 trabalhou no Departamento de Prevenção do Corpo de Bombeiros, onde colaborou com a revisão do Regulamento de Segurança contra Incêndio e coordenou a equipe que desenvolveu o Sistema Via Fácil Bombeiros, que faz a gestão do serviço de segurança contra incêndio em todo o Estado.
Em 2017 foi nomeado chefe da Divisão de Telemática do Corpo de Bombeiros, ficando encarregado da área de informática e telecomunicações da instituição.
05 DE OUTUBRO – Sexta-Feira
HORÁRIO TEMA
14h30 às 15h30
Tema: ABIEX – Ensaios segundo norma NBR 15511 – Liquido gerador de espuma
Palestrante: Mauricio Feres – Engenheiro, Diretor do laboratório de ensaios FIREMETRIA. Máster da ABNT Certificadora para certificação de produtos e avaliação de laboratórios de ensaio com escopo não acreditado. Coordenador da Comissão de Estudo de Líquido gerador de espuma (LGE) para extinção de incêndio da ABNT / CB-24.
15h30 às 16h30
Tema: ABIEX – Resultados de avaliações de campo e laboratório em sistema de proteção por extintor de incêndio
Palestrante: Deives Junior de Paula – Engenheiro Civil pela FEI (2000), pós-graduado em Engenharia de Telecomunicações pela FAAP (2003) e mestre em Habitação pelo IPT (2014). Pesquisador no Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na área de sistemas de proteção e combate ao incêndio. Membro das comissões de estudo do CB-24 da ABNT – Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio que abordam os temas: sistemas de proteção por extintores de incêndio; sistemas de proteção por hidrantes e mangotinhos e sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos.
16h30 às 17h30
Tema: Inspeção predial dos sistemas hidráulicos de combate a incêndio

Palestrante: Coronel Cassio Roberto Armani – Graduado em Engenharia Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Habitação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo.  Oficial da Reserva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Ex comandante Corpo de Bombeiros do Estado (2017 – 2018). Possui especialização em Prevenção de Incêndio (Reino Unido), combate a Incêndio (EUA e Reino Unido) e Emergências Químicas (EUA).

Há mais de 25 anos vem realizando cursos e palestras sobre segurança contra incêndio para engenheiros, arquitetos, síndicos e bombeiros no Brasil e em 2017 foi convidado como palestrante para o congresso anual da National Fire Protection Association (NFPA), em Boston (EUA).

Atualmente é professor de Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Mackenzie (São Paulo), Universidade de Taubaté, escola Ycon (São Paulo), Firek (Espírito Santo) e, recentemente convidado para o Instituto Mauá de Tecnologia.

*Programação sujeita a alteração.

Veja também...